sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FRATURA CLAVICULAR: MINHA EXPERIÊNCIA.

EU E MINHA INFELIZ FRATURA CLAVICULAR
BOM. TUDO COMEÇOU HÁ OITO DIAS ATRÁS, QUANDO EM UM TREINO DE JUDO, UM COLEGA FEZ UM GOLPE EM MIM, PORÉM SE DESEQUILIBROU NO FINAL E ACABOU CAINDO EM CIMA DE MIM.  INFELIZMENTE, AO INVÉS DE CAI SOBRE MEU TÓRAX  TIVE O AZAR DE QUE O PESO DELE ACABOU SE CONCENTRANDO EM UM ÚNICO PONTO: MINHA CLAVÍCULA DIREITA!   ouvi um estalo e em seguida senti uma forte dor no ombro, náuseas e muita sede.  o meu sensei rapidamente me levou ao hospital, onde fui atendido, quando fui examinado pelo medico ele perguntou o que eu estava sentindo e eu respondi: dor, náuseas e muita sede, ele ao observar que eu suava muito disse: se sente nesta cadeira pois você ode desmaiar a qualquer momento.  então sentei e logo a náusea ,a sede e o suor desapareceram.. mas a dor continuava.  em seguida a enfermeira me aplicou uma injeção na bunda(doeu muito!) e me deu um comprimido. depois fui encaminhado pros exames de raio X, em seguida fiquei aguardando o diagnostico do medico.......meia hora depois ele me aparece e diz "é.... FRATURA CLAVICULAR

.....e devido á protuberância da ponta do osso na pele ,correndo o risco de rasga-la e virar fratura exposta...VAI TER QUE OPERAR. amanhã mesmo você venha aqui já em jejum para realizarmos a operação.  enquanto isso você usa esse pedaço de gaze pra sustentar o braço" .
Fiquei muito triste pelo fato de ter que cair no bisturi, mas fazer o que neh? se o medico falou... :(
fui levado de volta pra casa pelo sensei...tomei café e fui dormir... estava preocupado em como iria dormir pois eu durmo de bruços... mas felizmente, quando eu me deitei na famosa posição de "Drácula no caixão", de costas com as mãos sobre o tórax   dormi rapidamente e sem incomodo algum. acordei mas demorei pra me levantar com apenas um braço ...tomei meu café da manhã, tomei os remédios receitados pelo medico( nimesulida e fosfato de codeína) ,  um pouco + tarde tentei tomar banho, uma experiencia frustrante, já que além de você não poder mexer seu ombro afetado... todo movimento faz doer... inclusive quando você treme de frio ....é muito horrível... doí muito!!!    logo depois q saí do banho, + um desafio: se vestir !  
como era impossível  vestir uma camiseta normal tive que usar uma camisa social com botões na frente que cabia 2 de mim dentro. assim só precisei vestir o braço esquerdo que estava bom, o direito ficou por dentro da camisa.
em seguida almocei e fui levado ao hospital pela minha mãe.

chegando ao hospital outro médico, acho q um especialista, reavaliou meu ombro e pediu outra serie de raios X  e logo após analisar os mesmos,  diagnosticou que realmente era uma fratura clavicular, mas que felizmente eu não iria precisar fazer a cirurgia,  o tratamento seria o chamado TRATAMENTO CONSERVADOR, que consiste em apena imobilizar o braço afetado com uma tipoia do tipo "americana",  e depois de um mês voltar lá pra ele verificar o andamento da recuperação.



após isso voltei pra casa feliz por não ter sido mais grave e precisar da cirurgia..

com o passar dos dias não tenho sentido dor no local da fratura, apenas  quando mexo o braço ou em movimentos bruscos.

e no decorrer do dia  o "calombo" formado  pela fratura muda de aparência o tempo todo: ora saliente, ora compacto, ora com uma pontinha do osso apontando na pele..  .

estou preocupado pois não sei se isso é normal, se é um mau sinal ou se o osso não está consolidando corretamente.


mas tenho que ter paciência e fé em deus.

CRIEI ESSE BLOG PORQUE APÓS PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO NA INTERNET, ACHEI MUITO POUCA INFORMAÇÃO!!  
MEU OBJETIVO É REUNIR INFORMAÇÕES SOBRE FRATURA CLAVICULAR E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS COM OUTRAS PESSOAS QUE SOFREM OU JÁ SOFRERAM COM ESSE TIPO DE PROBLEMA. 

39 comentários:

  1. e ai moral vc fico com ja??? tbm quebrei a clavicula a 15 dias e estou com a mesma duvida q a sua eu sinto direto meu osso se mexendo dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normal. isso é causado por movimentos dos musculos do ombro... e qualquer movimentação do torax .

      dependendo do seu repouco isso passa em 3 a 4 semanas .

      Excluir
  2. ja quebrei minha clavicula a mais de 27 anos e ate hoje sinto muita dor a clavicula doe muito ate incha o ombro a dor é muita sei bem como vc estão se sentindo mais com o tempo vcs se acostumam com a dor.melhoras a vcs dois

    ResponderExcluir
  3. beatriz, de acordo com minhas pesquisas sobre o assunto, tais sequelas como a que você sofre, normalmente são causadas por um tratamento mal feito, falta de cuidados durante a fase de consolidação óssea...e muitas vezes também quando suas atividades quotidianas como trabalho por exemplo, demandam de muito esforço e frequencia do uso do ombro afetado.

    melhoras a você também ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu estou a 50 dias esperando que os meus ossos colem, ainda sinto um pouco de dor. Eu fiquei decepcionada com o medico que simplesmente me pediu para esperar mais ainda, talvez seis meses. Como foi a sua recuperação, foi rápida? Estou pensando em procurer um outro medico, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CALMA! rs, no inicio você realmente fica muito impaciente, mas tenha calma e fique tranquila.
      a fratura de clavicula é uma das mais comuns e simples.
      no meu caso, fui atendido num hospital publico, não fiz cirurgia, meu tratamento foi o "conservador" , ou seja, você usa tipoia por uns dois ou tres meses.
      nesse caso, os resultados vão depender muito do repouso que você faz com o braço nesse periodo.

      no meu caso, doeu bastante nas 3,4 primeiras semanas.... depois ficou mais tranquilo. mas só comecei a aguentar o braço sem a tipoia depois de uns 2 meses.
      mas usei a tipoia por 3 meses. ai o medico me liberou da tipoia ... e me encaminhou para fazer fisioterapia. q soh fui começar a fazer 2 meses depois ...¬¬

      fiz umas 10 sessoes de fisioterapia... e pronto. sem sequelas e sem limitações de movimento. mas em dias frios incomoda bastante :(

      NÃO TROQUE DE MEDICO! o tratamento da fratura de clavicula é tão simples que é normal duvidarmos do medico, mas tenha fé em deus.
      é muito melhor que um só médico acompanhe seu caso. até porque, é a unica coisa q ele vai fazer até colar rs.... sem falar q o diploma dele deve ser levado em conta ;)

      Excluir
  5. Ola, tudo bem?
    Quebrei a minha clavícula a 4 semanas e estou fazendo o tratamento conservador, consigo mexer o braço sendo a unica limitação para levantar. Mas fica um certo desconforto devido a protuberância que ficou. Parece q não tem nada colado.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antonio soares, depois de 4 semanas normalmente a dor desaparece e começamos a querer mexer o braço.. mas o meu conselho é: NÃO FAÇA ISTO! não se esqueça de que no caso do tratamento conservador, a unica coisa que vai determinar se vai haver uma boa consolidação sem sequelas é o repouso e o cuidado que você tem com a fratura.

      tente deixar o braço o mais imovel possivel.... só mova a mão, o punho e de vez em quando APENAS a articulação do cotovelo para que ela não endureça! enfim... na duvida pense que : REPOUSO E CUIDADO NUNCA É DEMAIS! pois voce não sabe como esta a fratura dentro do seu ombro... ;)

      Excluir
  6. Boa noite Naldo, fraturei a clavícula a 4 semanas e fiz a cirurgia a 15 dias. Coloquei um fio de metal, chamado de fios de kirschner. Gostaria de saber se vc conhecesse alguém q foi submetido ao mesmo tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vagner rocha, conheço umas 2 pessoas que tiveram essa experiencia e tambem ja pesquisei sobre o assunto.

      a fratura de clavicula com tratamento cirurgico é muito melhor pelo fato de que a consolidação é mais rápida e correta... e não vai deixar aquele calombo tosco no seu ombro.

      por outro lado, devido á cirurgia, os musculos ao redor da fratura tem maior risco de serem lesionados ou sofrerem sequelas.

      mas enfim. REPOUSO SEMPRE E PACIENCIA TAMBÉM!

      Excluir
  7. Ola pessoal..quebrei a minha clavicula a 4 dia atras e o medico me poz um geso em forma de 8 podem me dizer se iso é bom para a minha reocuperacao ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ayub hussen! pode ficar tranquilo pois seu médico tomou a decisão certa! o "OITO" mantém seus ombros na posição correta para que voce sinta menos dor (quando mexer o torax) , e principalmente para acelerar sua recuperação , pois na posição correta o osso se consolida muito mais rápido... e a chance de sequelas é muito mais reduzida!!
      agora soh depende de voce! FORÇA&PACIENCIA!!

      ABRAÇO!

      Excluir
  8. oi naldo bispo!sou márcio tenho 29anos eu quebrai aminha clavicular sento que fui ao medico e os 7 primeiros dias ele botou meus braços em uma tipoia ai eu fui em um outro medico ele falou que eu tinha que mobilizar meu ombro em gesso de forma 8 sento que ainda estar doendo e enxado já tem 15 dias ainda sento dor quando eu faço um poucos de movimento e quando eu jogo vídeo game mim dar uma dor muito forte no meu ombro isso é normal??mais mesmo assim eu ainda faço um pouco de movimento bem pouco mais faço isso é bom ou estar muito cedo para fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá márcio!

      é o seguinte: normalmente o tratamento conservador usa um oito ou a tipoia, tanto faz... o medico decide de acordo com seu caso.
      de qualquer forma, as duas primeiras semanas sao as mais dolorosas e sensiveis... eu diria que no primeiro mês após a fratura, todo cuidado é pouco! o maximo de repouso pra aumentar a qualidade e rapidez da consolidação da fratura.
      eu mesmo usei a tipoia por quase 3 meses, soh mexia o cotovelo as vezes pra ele nao endurecer...

      mas enfim, a pior parte ja passou... mas tente manter o maximo repouso nas proximas semanas de acordo com as recomendações do médico... muito cuidado na hora de dormir...pode acontecer de voce mexer muito o braço durante o sono e machucar... então vc dorme com a tipoia mais apertada pra limitar e educar o braço.

      FORÇA E PACIENCIA PARCEIRO!!

      abraço!

      Excluir
  9. boa noite alguém pode me falar quando faz cirurgia de clavícula no inicio parece que pescoço fica agarrando os nervo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá jovenilia!

      olha, eu nao passei pela experiencia da cirurgia de clavícula, mas pesquisei bastante sobre o assunto e posso deduzir que isto é normal durante o processo de recuperação devido ao fato de que essa cirurgia mexe em uma região que tem muitos músculos e nervos. aqui no blog tem até um video mostrando como é feita essa cirurgia. dê uma olhada.

      mas de qualquer forma, as vantagens do tratamento da fratura de clavicula por cirurgia é que o local da fratura não irá demonstrar nenhum calombo sob a pele (ao contrario do tratamento sem cirugia); e também a consolidação óssea é muito mais rápida.
      mas muito cuidado com o repouso!

      abraço.

      Excluir
  10. Ola Naldo bispo! Quebrei a clavícula do meu lado esquerdo,fui ao medico publico e ele mês indicou a tipóia não contente com o atendimento publico fui ao particular e ele analisou meu caso e me indicou procurar um especialista em ombro,pois ele disse q na minha fratura o osso quebrou e esta muntado sobre o outro osso, e que devido a isso meu ombro poderia esta curto e tivesse que fazer cirùrgia.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ailton!!

      olha, de acordo com minhas pesquisas e experiencia pessoal,
      normalmente os médicos públicos indicarão sempre a solução mais simples, prática e barata; enquanto que os particulares sempre vão indicar o tratamento que mais gere lucros a eles.

      no seu caso por exemplo: o medico publico indicou o tratamento conservador com tipoia, porque este é o mais simples porém sua desvantagem é calo ósseo que se forma no local da fratura, esse calo não tem nada de mais, só fica meio feio, mas não deixa seu braço mais curto, (pelo menos não no meu caso , que foi semelhante ao seu, os as pontas dos ossos montaram e consolidaram assim mesmo.)

      ja os medicos particulares sempre indicam a cirurgia pelo fato de ser mais lucrativa para eles, a vantagem da cirurgia é que nao se forma calo ósseo e a recuperação e consolidação é muito mais rápida, no entanto a cirurgia causa mais traumas e sequelas aos musculos da região do que o tratamento conservador. (veja o video aqui n blog que mostra como é feita essa cirurgia.)

      abraço! boa saude !

      Excluir
  11. Oi
    Minha filha de 13 anos quebrou a clavícula, mas dois médicos falaram em cirurgia , mas o médico da família diz que não tem necessidade. Minha pergunta é: Ela tem 13 anos e n teve seu crescimento concluído isso pode causar deformidade em seu braço? corre risco dela ficar com um braço maior q o outro por ela n ter concluído seu crescimento? Estou com medo de acontecer isso. Vc poderia me ajudar?
    Grata
    Rachel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá rachel!

      fique tranquila!
      quanto mais jovem é a pessoa mais rápido se recupera da fratura de clavícula e menos sequelas terá. (inclusive é muito comum caso de fratura de clavicula em bebês e recem nacidos. )

      logo, não há riscos de ela ficar com um braço maior que o outro, aa idade dela está muito boa, no meu caso eu tive a fratura com 19 anos e apesar de as pontas da fratura terem se consolidado "montadas" isso não fez nenhuma diferença no comprimento do meu braço.
      até porque A CLAVÍCULA É APENAS UM OSSO QUE AJUDA NO SUPORTE DO PESO DOS OMBROS E BRAÇOS AO TORAX; LOGO NÃO INTERFERE NO COMPRIMENTO DOS MUSCULOS E LIGAMENTOS QUE CONECTAM O BRAÇO AO OMBRO.

      por isso o maximo de problema que essa fratura pode causar no futuro é a dificuldade e um pouco de dor para pegar muuito peso... mas acredito que não seja o caso da sua filha rsrs

      abraços ;)

      Excluir
  12. Bom, quebrei a clavícula a dois dias também, gostaria de saber se só com a tipoia resolveu ou precisou a cirurgia? E quanto tempo demorou pra ficar bom? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá gabriela!

      bom, qual o tipo de tratamento a ser feito só quem pode dizer é um ortopedista, mediante um exame de raio-X.
      porque em alguns casos a ponta das fraturas pode danificar artérias, veias ou músculos próximos, então nesses casos é necessário o tratamento cirúrgico.

      mas na maioria dos casos é simples e o tratamento é o conservador (com tipóia).

      mas isso é o ortopedista quem define.

      no meu caso , no momento da emergência o médico disse que eu precisaria ser operado pois a ponta da fratura ameaçava rasgar a pele do ombro. mas no dia seguinte, graças a meu bom deus, o osso já havia "abaixado" e o ortopedista disse que ja não precisaria mais de cirurgia. então ele definiu o tratamento conservador.

      fiquei 2 meses com a tipóia.
      os primeiros 15 dias são terrivelmente dolorosos.
      O SEU REPOUSO E OBEDIÊNCIA ÁS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS DEFINIRÃO A QUALIDADE DA SUA RECUPERAÇÃO.

      abraço.

      Excluir
  13. Eu quebrei a minha clavícula num acidente de carro.O carro que eu estava capotou várias vezees.Não precisei fazer cirugia mas, tive que usar a tipoia por 53 dias.Ainda sinto dores quando faço movimentos em que precisa levantar meu braço, como vestir uma blusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thalia, depois de 53 dias (2 meses) , não é normal voce ainda sentir dor assim só por levantar o braço.

      sugiro que voce procure um ortopedista urgentemente antes que evolua para algo pior .

      Excluir
  14. Cara quebrei a clavícula faz 2 meses quase. Ha primeira instância um medico olhou o raio x e de cara falou que precisaria de cirurgia devido a distância do osso na parte fraturada,mas minha mãe ficou desesperada pelo fato de eu ter que operar e como ela trabalha no hospital que fui examinado ( convênio ) ela conseguiu conversar com outro ortopedista que preferiu realizar a recuperação através da imobilização,porém esse medico alem de ignorante nem me examinava direito só olhava o raio x 2 segundos e falou para ficar 4 meses com o "oito". Fui 2 vezes nesse medico , na ultima consulta resolvi ir a outro ortopedista e ele falou que o melhor seria ter feito a cirurgia de imediato. Agora estou na duvida pois avaliando meu raio x esta um pouco distante mesmo, mas já vai fazer 2 meses que estou de molho e nem estou mais usando a imobilização pois esse ultimo medico falou que não havia necessidade,que vai esperar mais 1 mês pra ver se vai ter alguma calcificação se não vou para a faca mesmo :/. De acordo com sua experiencia o que me aconselha?! Grato desde ja. Vlw parceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, o especialista é quem decide qual o melhor procedimento de acordo com o caso. mas,... um tratamento conservador (imobilização) dura em média 2 meses... e com um 8 é mais rápido ainda... logo, o o medico que disse que não precisava operar PODE nao ter escolhido a melhor opção pra você. e isso se confirma pela recomendação dos outros dois médicos.

      agora eu indico que voce siga todas as recomendações do ultimo médico que você consultou, caso contrario , um "repouso mal feito" pode te trazer graves sequelas.

      Excluir
  15. Faz 10 dias hj que fraturei a clavícula... Minha recuperação está sendo muito rápita, sinto poucas dores, meu medo está sendo esse bendito calo ósseo. O osso está muito elevado e aparente, não sei se é por causa do fato de eu ser magro ou o osso não está se calcificando da forma correta, se ele ainda irá baixar mais um pouco... Gostaria de um comentário seu sobre o meu caso.

    O meu tratamento adotado foi o simples da tipóiaa, sinto um pouco de dificuldade para levantar o braço, mas acredito ser normal pelo curto período de tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá rodrigo,

      cara, o calo ósseo é muito "estranho" pra nós. mas fique tranquilo.
      ele fica aparente em qualquer pessoa, mas obviamente em pessoas mais magras ele vai ficar muito mais "visível" e consequentemente parecer maior.

      porém por ser recente voce deve prestar atenção ao repouso: nada de pegar peso ou movimentar muito o braço da fratura; cuidado com espirros (dói muito!!) ; mesmo que já nao sinta dor mantenha pelo menos 2 meses de total repouso do braço.

      isso tudo vai contribuir pra uma calcificação correta.

      Excluir
  16. tive uma fratura de clavicula a menos de uma semana, o medico me indicou a imobilização em 8, eu queria saber se usando a imobilização eu posso mexer no pc sem mtos esforços...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá luiz,

      a imobilização em 8 é legal porque segura a fratura do jeito correto pra colar, evitando assim que as pontas da fratura fique em atrito ou saindo do lugar (como acontece na imobilização com tipoia) ; porém, o ruim do 8 é que ele é incômodo , mas pode mexer no pc á vontade sem problemas. se voce usasse tipóia era mais complicado e dolorido mexer no pc rs.

      Excluir
  17. Meu filho fraturou ontem (19/03). Está usando o imobilizador em forma de 8, sente muita dor, fica tão branco que parece que vai desmaiar. Ele tem 10 anos. Hoje a tarde iremos a um especialista para maiores orientações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, a dor é "normal" como em qualquer fratura. principalmente nos primeiros 15 dias. mas normalmente o médico passa alguns analgésicos muito bons como por exemplo a NIMESULIDA .

      mas por via das dúvidas visite o médico e depois compartilhe aqui sua experiência para ajudar outras pessoas.

      Excluir
  18. Quebrei a minha há 1 semana... Bom esse post que você fez, acredito que tenha pessoas com muitas dúvidas, como por exemplo, eu, elas também não sabem muito e hoje em dia a internet é quase tudo e procuram tudo aqui... Infelizmente é só esperar o osso se consolidar e tomar remédio para caso de dores. Também ficar de repouso. Espero que todos que quebraram a clavícula fiquem bem e só uma dúvida...
    Você voltou a fazer o Judo ou alguma atividade física de grande esforço? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os fisioterapeutas até recomendaram que eu voltasse a fazer judô , porque seria bom pra fortalecer a musculatura da região. mas eu preferi nao arriscar rs.

      Excluir
    2. Hahaha, te entendo! Machuquei a minha jogando futebol americano! Eu não me preocupo muito em voltar para o FA, mas eu queria voltar a fazer outras atividades físicas ou esportes, pois não consigo ficar parado! hahaha
      Mas valeu! E repito, ótimo blog! Abraços

      Excluir
    3. oi tenho muitas dores no ombro direito depois de empurrar movel com o corpo em casa,doe que eu ate choro mas naõ fui ao medico sera que fraturei a clavicula?grata

      Excluir
  19. E ai rapas eu quebrei a cravicula as pontas ficaram uma por cima da outra re comedam cirurgia o particular eo publico tipoia qual a melhor

    ResponderExcluir
  20. Quando fraturou a clavícula e o osso colou, o ombro ficou mais curto que o outro? O meu esta 2 cm menor.

    ResponderExcluir